A instituição de ensino é uma homenagem ao professor Aproniano Martins de Oliveira (in memoriam) que durante vida tinha o tão sonhado desejo de instalar uma escola. Engenheiro Agrônomo por profissão, mas mestre por vocação, Aproniano lecionou nas décadas de 60 e 70 as disciplinas de Ciências, Educação Moral e Cívica, e Organização Social e Política Brasileira no Colégio Diocesano Santa Luzia, no Ginásio Municipal de Mossoró e no Colégio Dom Bosco, na respectiva cidade.
No ano de 1980, Aproniano convidou sua cunhada Maria Fabíola, então na época professora da rede pública estadual e coordenadora de Ensino Religioso na Paróquia de São José, para instalarem em sua residência uma escola. Porém, não foi possível concretizar esse sonho e, após o falecimento do professor, Fabíola fez o convite aos seus irmãos, sendo Felisbela viúva de Aproniano, para seguir adiante com o projeto.
Apresentado em Celebração de Ação de Graças pelo Mons. Amílcar Mota com a presença dos sócios, familiares e amigos, o CEAMO foi instalado no imóvel que fora residência de Aproniano, conforme sempre desejara. Em fevereiro de 1994, iniciou-se o período de matrículas aos alunos e o processo de seleção dos professores. No dia 21 de referido mês, foi aberto o primeiro ano letivo do CEAMO, com 40 alunos, distribuídos pela Educação Infantil; Pré-escolar e Ensino Fundamental até a 3ª série, nomenclatura de então. Paulatinamente foram-se constituindo as demais séries do Ensino Fundamental, chegando à 8ª série em 1999.
Ao longo dos anos, a escola alcançou sua expansão, implantando na última década as turmas do Ensino Médio com a abertura do Centro Educacional de Aprendizagem Moderna (seguindo a sigla CEAMO), situada no mesmo imóvel, ofertando então assim, todos os níveis de ensino à população local.
O CEAMO desenvolve seu trabalho, observando a política educacional do País e do Estado. Busca oferecer uma educação de qualidade, fundamentada numa prática pedagógica que proporcione ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para a sua auto-realização, preparação para o exercício da cidadania e prosseguimento dos estudos, através da formação moral, social, cultural e religiosa, proporcionada não só pelo convívio da sala de aula, mas também pela reflexão filosófica e pelas discussões favorecidas através de encontros de formação, organizados periodicamente durante o ano.